top of page

Programa:

 W. A. Mozart  

 

- Concerto para Piano e Orquestra No. 14, K.449

- Concerto para Piano e Orquestra No. 9, Jeunehomme, K.271     

        David Korevaar (EUA), piano e regência

16º concerto da OSUFPB 

Temporada 2016
Sala Radegundis Feitosa - Campus I da UFPB

Dia 28 de outubro de 2016

20:00 horas

Entrada franca

David Korevaar é um pianista prestigiado nos EUA, Asia e Europa. Mantém-se ativo em sua carreira artística como pianista, solista e camerista ao mesmo tempo em que se dedica ao ensino como professor na Universidade do Colorado Boulder, onde é Peter and Helen Weil Professor of Piano. Possui os títulos de Doctor os Musical Arts, Master of Music e Bachelor of Music, todos pela famosa Juilliard School de Nova Iorque, onde estudou com o renomado pianista e compositor Earl Wild. Estudou também com Paul Doguereau, Egon Petri e Abbey Simon. Korevaar possui um repertório variado e extenso, aliado com seu trabalho com compositores vivos e sua própria experiência na composição. Com equilíbrio e sucesso, tem tocado frequentemente em diversas cidades dos EUA, Austrália, Japão, Coréia, Abu Dhabi e Europa.

 

É membro do Boulder Piano Quartet, grupo residente da Boulder Public Library, e do Clavier Trio, grupo residente da Universidade do Texas, em Dallas. Korevaar tem tocado também como artista convidado de outros quartetos como o Takács, Manhattan e Colorado Quartet.

 

Em 2013, David Korevaar lançou sua gravação da integral das Partitas de Bach (MSR Classics). Dentre suas inúmeras gravações, destacam-se os dois volumes do Cravo Bem Temperado de Bach (Musicians Showcase), as Variações Goldberg de Bach (Ivory Classics, as Sonatas para piano e violino de Beethoven, com Edward Dusinberre (Decca), integral das sonatas para instrumentos de sopro de Paul Hindemith (Kleos), quintetos e música para piano em dois volumes de Lowell Liebermann (Koch), Ricardoo Viñes Collection (Koch), Sonatas n° 28, 16 e 32 de Beethoven (Ivory Classics) e Le tombeau de Couperin, Gaspard de la nuit e Miroirs, de Ravel (MSR Classics), além de transcrições (suas e de Liszt) da música orquestral de Franz Liszt. Suas gravações mais recentes são dedicadas às obras de Schubert (2014) e Chopin (2015), ambas pela MSR Classics. Grande parte de sua discografia está disponível no Spotify.

 

Dando continuidade à colaboração musical com Lowell Liebermann, Korevaar também tem tocado, gravado e realizado estreias da música de outros compositores contemporâneos como David Carlson, Robert Xavier Rodriguez, Paul Schoenfield, Mike Barnett, Aaron Jay Kernis, George Rochberg, Aaron Copland, Ned Rorem, Stephen Jaffe, Scott Eyerly e Libby Larson.

 

Korevaar foi coautor com Tim Smith (professor da Northern Arizona University) em um projeto de exploração das fugas do Cravo Bem Temperado de Bach na internet, criando um site que inclui ensaios analíticos com animações, artigos sobre performance e gravações dessas fugas. O site recebeu o prêmio "Editors Choice Award de MERLOT (Multimedia Educational Resource for Learning and Online Teaching)”. Mais recentemente, o pianista também colaborou com Smith em uma exploração das Variações Goldberg de Bach.

David Korevaar

O prestigiado pianista norte-americano David Korevaar escolheu João Pessoa para encerrar sua primeira turnê pelo Brasil. Ele apresentará Recital de Piano no dia 27 de outubro e será solista e regente da Orquestra Sinfônica da UFPB no dia 28 de outubro, onde apresentará os Concertos n. 9 e 14 de Mozart.

A performance de dois concertos onde o solista faz também o papel de regente é inédita na Paraíba. 

korevaar
  Convidado especial:  
  David Korevaar (EUA)  

W. A. MOZART

 

Wolfgang Amadeus Mozart  (1756 – 1791) foi um importante compositor austríaco do período clássico.

Desde sua infância mostrou uma habilidade musical prodigiosa. Já competente nos instrumentos de teclado e no violino, começou a compor aos cinco anos de idade, e passou a se apresentar para a realeza europeia, maravilhando a todos com seu talento precoce.

 

Chegando à adolescência, foi contratado como músico da corte em Salzburgo, porém as limitações da vida musical na cidade o impeliram   a buscar um novo cargo em outras cortes, mas sem sucesso. Foi para Viena em 1781, onde conquistou fama, porém pouca estabilidade financeira.

Foi autor de mais de seiscentas obras, muitas delas referenciais na música sinfônica, concertante, operística, coral, pianística e camerística. Sua produção foi louvada por todos os críticos de sua época, embora muitos a considerassem excessivamente complexa e difícil, e estendeu sua influência sobre vários outros compositores ao longo de todo o século XIX e início do século XX.

 

Hoje, Mozart é visto pela crítica especializada como um dos maiores compositores do ocidente, conseguiu conquistar grande prestígio mesmo entre os leigos, e sua imagem se tornou um ícone popular.

mozart

Os alunos da UFPB ainda terão a oportunidade de tocar para o pianista David Korevaar na Masterclass que será realizada no dia 26 de outubro, das 14 às 16 horas. Esta é uma oportunidade única de aprendizado musical e pianístico que será aberta ao público geral.

(*) Informações: Profa. Luciana Noda - lucnoda@gmail.com

Masterclass (*)

O concerto da OSUFPB

O pianista David Korevaar fará recital no dia 27 de outubro, às 20:00 horas, na Sala Radegundis Feitosa, onde interpretará Schubert, Liebermann, Ravel, Chopin, Tedesco.

A entrada é franca

Recital

bottom of page