top of page

Concerto de encerramento do

II Fórum de Etnomusicologia da UFPB/ABET

Homenagem a Sivuca

Participação especial: Toninho Ferragutti

18º concerto da OSUFPB 

Temporada 2016
Sala Radegundis Feitosa - Campus I da UFPB

Dia 09 de dezembro de 2016

20:00 horas

Entrada franca

PROGRAMA

O Sorriso da Manu - Toninho Ferragutti

Sanfonema - Toninho Ferragutti - Arr. Edson José Alves

Um Tom Para Jobim - Sivuca e Osvaldinho do Acordeon

Choro de Cordel - Sivuca e Glória Gadelha

Quando me Lembro - Luperce Miranda

Adeus, Maria Fulô! - Sivuca e Humberto Teixeira

Rapsódia Gonzaguiana - Sivuca

Concerto Sinfônico para Asa Branca - Sivuca

Na Sombra da Asa Branca - Toninho Ferragutti - Arr. Adail Fernandes

João e Maria - Sivuca e Chico Buarque

Forró Classudo - Toninho Ferragutti - Arr. Adail Fernandes

Feira de Mangaio – Sivuca e Glória Gadelha

 

Regência – Carlos Anísio

SIVUCA

 

Severino Dias de Oliveira (26 de maio de 1930 - 14 de dezembro de 2006) é paraibano de Itabaiana. Foi um multi-instrumentistamaestroarranjadorcompositor, orquestrador e cantor.

Notabilizou-se como acordeonista, ganhando seu primeiro instrumento aos nove anos de idade. Aos quinze anos, em Recife, ingressou na Rádio Clube de Pernambuco e, em 1948, fez parte do cast da Rádio Jornal do Comercio. Em 1951 gravou o primeiro disco, lançando seu primeiro sucesso nacional, em parceria com Humberto Teixeira, "Adeus, Maria Fulô".

A partir de 1955, foi morar no Rio de Janeiro. Durante três anos foi artista contratado da Rádio e TV Tupi. No início dos anos sessenta morou em Lisboa e Paris. Em 1962 foi considerado o melhor instrumentista pela imprensa parisiense.

Morou em Nova York de 1964 a 1976. Entre 65 e 69, assumiu a direção musical da cantora sul-africana Miriam Makeba. Com ela gravou 3 discos e conquistou o sucesso internacional como arranjador instrumentista com a música “Pata-pata”. 

Excursionou pelo mundo e gravou na Suécia e no Japão. Em 1975 realizou projetos com artistas como Hermeto Pascoal, Airto Moreira, Betty Midler, Paul Simon. Em 1978 obteve grande sucesso com a composição "João e Maria", em parceria com Chico Buarque.

Nos anos oitenta produziu discos no Brasil ao lado de grandes artistas brasileiros, lançando canções em parceria com Paulinho Tapajós, Paulo Cesar Pinheiro, entre outros. Esses trabalhos resultaram em canções de sucesso no Brasil, com repercussão também na Suécia, onde o artista teve grande projeção. Continuou realizando apresentações no Brasil e no exterior, participando de festivais e recebendo a reverência internacional por seu trabalho instrumental.

A partir dos anos 2000, Sivuca conseguiu realizar seu grande sonho, que foi trabalhar com orquestra sinfônica, escrevendo peças para esta formação. Um de seus últimos trabalhos gravados foi o DVD Sivuca – O Poeta do Som, que contou com a participação de 160 músicos convidados, em parceria com a Orquestra Sinfônica da Paraíba.

Sivuca foi casado com a compositora Gloria Gadelha, com quem desenvolveu um vasto trabalho, com destaque para o forró "Feira de Mangaio", eternizado na voz da cantora Clara Nunes.

Toninho Feragutti

Músico, compositor e arranjador, desde cedo Toninho Ferragutti escolheu este instrumento como ferramenta de inspiração e construção de uma bem sucedida carreira. Seus primeiros acordes nasceram em Socorro, no interior do Estado de São Paulo, sua cidade natal. Foi incentivado em casa pelo pai, Pedro Ferragutti, também músico saxofonista e compositor. O complemento de seus estudos se deu nas rodas de choro, grupos de baile, grupos de música gaúcha e gafieiras, além da formação acadêmica no Conservatório Gomes Cardin, em Campinas, acrescentada de aulas particulares de acordeom, com Dante D´Alonzo, e harmonia, com Claudio Leal Ferreira.

Participou de gravações de discos e gravações de trilhas para cinema e novelas. Esteve presente em shows e gravações de CDs de grande parte dos artistas da MPB como: Gilberto Gil, Edu Lobo, Antonio Nóbrega, Elba Ramalho, Mônica Salmaso, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, Chico Cesar, Sivuca, Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeom, Lenine, Paulo Moura, Marisa Monte, Elza Soares, Dory Caymi, Joyce, Nelson Ayres, Nico Assumpção, Hermeto Paschoal, Lenine, Elza Soares, Grupo Corpo, Mario Adnet, Proveta, Maira João e Mario Lajinha (Portugal), Seigen Ono (Japão), Antonio Placer (França).

Tem participado de diversas orquestras sinfônicas no Brasil sob a regência dos mais brilhantes maestros. Além disso, vem interpretando toda obra escrita pelo compositor e Acordeonista paraibano Sivuca para esta formação.

Sivuca
Toninho

Este é mais um concerto realizado como atividade cultural da greve dos servidores da UFPB, uma vez que a categoria deflagrou paralisação desde o dia 25 de outubro

   em protesto contra a PEC 241, que no senado passou a ser a PEC 55.

bottom of page