top of page

4º Concerto da Temporada 2017

28 de abril | Série Concertos especiais 

II Encontro de Trombonistas da Paraíba

Sala Radegundis Feitosa

(Campus I da UFPB)

às 20:00 horas

(Recomendamos a chegada com pelo menos meia hora de antecedência)

Entrada gratuita

 

Repertório:

 

Luiz Garcia| Xote

Duração: 4’

 

Gabriel Alencar| O vento e o mar

 

Gabriel Alencar| Jornada ao deconhecido

 

Ewazen| Rapsódia para trombone baixo e orquestra

Duração: 17’

 

Verhelst| Concertino para trombone

Duração: 15’

 

Grafe| Concerto para trombone

Duração: 13’

 

Carlos Anísio, regente

Alexandre Magno | Marcos Flávio | Sandoval Moreno, trombones

 

 

 

 II Encontro de Trombonistas da Paraíba

De 28 a 30 de abril

 

Este Encontro busca a integração dos músicos trombonistas tanto da Paraíbaquanto de outros estados brasileiros, no sentido de proporcionar uma formação continuada em seus vários níveis. Diversas atividades estão sendo realizadas no intuito de contribuir para a formação dos músicos trombonistas no estado da Paraíba, principalmente a partir de 2015, com a formação da Associaçãode Trombonistas da Paraíba (ATPB).

Dessa forma, foi criado em 2016 um Encontro anual de discussões, tendo como objetivo fornecer ao estudante os recursos técnicos, estilísticos, práticos e teóricos, que são utilizados para execução e interpretação do repertório erudito e popular para trombone.

Nesta 2ª Edição, que será realizada no Departamento de Música da UFPB, teremos como convidados os trombonistas Marcos Flávio (UFMG), Jorge Guerra (ETECM-PE/BSCR), Rony Ferreira (OSU-UFAL/Mcz Big Band), como também as participações da OSUFPB, Rubacão Jazz (UFPB), entre outras atrações.

Carlos Anísio

Graduou-se em Música (1983) pela UFPB. Em 1997 obteve o título de Mestre em Regência Orquestral pela UFBA, realizando, sob a orientação do Dr. Erick Vasconcelos. Desde 1996 atua à frente do Coro de Câmara Villa-Lobos, grupo com o qual gravou 4 CDs.Docente do Departamento de Música da UFPB, desde 1991, ocupou os cargos de Chefe do DeMús, por três mandatos e Coordenador de Extensão Cultural da PRAC de 2009 a 2012.Exerce intensa atividade como compositor, arranjador, diretor e produtor musical em projetos fonográficos, de audiovisual e deartes cênicas. Em 2011 assumiu juntamente com Eli-Eri Moura, a direção artística da Orquestra de Câmera da Cidade de João Pessoa.

Carlos Anísio (Maestro)

Marcos Flávio

Mestre em Música/Performance pela UFMG, Especialista em Práticas Interpretativas da Música Brasileira pela UEMG e Bacharel em Música/Trombone pela UFMG. Atualmente é Doutorando em Música/Performance pela UFMG. Professor da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde exerce intensa atividade didática como professor de Trombone, Práticas Interpretativas do Choro e Coordenador do Coral de Trombones e Tubas da UFMG.

Tem apresentações registradas no Clube do Choro de Paris (FRA), Buenos Aires (ARG), Madri (ESP), Clube do Choro de Brasília (DF), Festa da Música, Projeto Samba e Choro na Praça (SESC), Expomusic - Yamaha (SP), Clube

do Choro de Belo Horizonte, Betim e Juiz de Fora (MG), Projeto Minas ao Luar (MG), dentre outros . Já se apresentou com as Filarmônicas de Minas Gerais e Espirito Santo, Sinfônicas de Minas Gerais e UFMG e Bandas Sinfônicas da UFMG, Betim(MG) e FAMES (ES) como solista ou músico convidado. Já dividiu o palco com músicos como Maria Schineider (EUA), Frank Sinatra Jr.(EUA), Bil Allread (EUA), Jeff Rupert (EUA), Rosa Passos, Gal Costa, Ivan Lins, Chico Amaral, Zé da Velha, Joel Nascimento, Vitor Santos, Henrique Cazes, Silvério Pontes, Cléber Alves, Wilson das Neves, Monarco, Nelson Sargento, Carlos Malta, Mauro Rodrigues, Juarez Moreira, Nivaldo Ornelas, Teco Cardoso, Toninho Horta, dentre outros. Participa dos grupos Trombominas, Happy Feet Jazz Big Band, Jazz Mineiro Orquestra, Flor de Abacate, Choro de Minas e Zé da Guiomar. 

Alexandre Magno

Alexandre Magno é Doutor em Trombone Performance and Pedagogy pela University of Kentucky School of Music em Lexington, KY, USA, Mestre em  Bass Trombone  Perfomance pela University of Iowa em Iowa City, Iowa, USA concluído em 1999 e Bacharel em Trombone Baixo pela Universidade Federal da Paraíba concluído em1992, tendo estudado com mestres como Sandoval Moreno, Radegundis Feitosa, David Gier e Skip Gray

De 1990 a 1992 foi trombone baixo da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, membro fundador do quarteto de trombones da Paraíba e integrante da Banda Sinfônica da Cidade do Recife de 1994 a 2000. Foi membro da PB Jazz nos anos 90 e fundador, diretor musical e trombonista baixo da “Banda Pequi,” em Goiás. É membro do “Lex Four Quartet” um quarteto de trombones formado por professores da University of Eastern Kentucky (Ken Hadix), Georgia State University (William Man) and University of Kentucky (Brad Kerns).

Como professor trabalhou em regime temporário no Centro Profissionalizante de Criatividade Musical  do Recife de 1995 a 1996. Foi professor convidado do projeto intitulado Bandas de PE em 2010, promovidos pelo Conservatório Pernambucano de Música, e professor de trombone da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás entre os anos de 2000 a 2008. Entre 2008 e 2010, ensinou à classe intitulada “Trombone Methods” e aulas de trombone para alunos do curso superior e da Escola de  Música da University of Kentucky nos Estados Unidos. Atulamente, Alexandre é professor de trombone do departamento de música da Universidade Federal da Paraíba

Sandoval Moreno

Nasceu na cidade de Itaporanga-PB, onde começou seus estudos de música na Banda do Colégio Diocesano D. João da Mata, com orientação do profº Severino Ferreira. Bacharel em Música pela UFPB com orientação dos Profºs Carlos Moreira e Jaques Gesten. No ano de 2012, tornou-se mestre em música pela UFPB na área de Praticas Interpretativas – TROMBONE, com orientação dos Profºs Radegundis Feitosa (in memoriam) e Ayrton Benck. 

Desde 1986 é professor concursado da UFPB, onde ministra disciplinas de TROMBONE E PRÁTICA DE BANDA. Neste mesmo ano fundou a Banda Sinfônica "José Siqueira" da UFPB, da qual é regente titular. Fundou também o Quarteto de Trombones da Paraíba, em 1990. Tocou na  Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e Orquestra Sinfônica da Bahia. Com o Quarteto de Trombones da Paraíba  e o Braziliam Trombone Ensamble tem tocado nos festivais de música no Brasil e no Exterior como Artista Weril.

Tem ampla atuação em eventos nacionais e internacionais, participando de diversos festivais de música em estados brasileiros e em paaaíses como USA, França, Finlândia, Inglaterra e Argentina.

É trombonista da Orquestra Sanhauá-PB e coordenador do Curso de Regência de Bandas e Fanfarra do Departamento de Música da UFPB.

bottom of page